Centro de Demonstração conceitual para o uso de energias renováveis EPI Energia e EAB New Energy

epi_energia_card_noticia_site-quinta-1

A Quinta dos Ventos é uma unidade conceitual da empresa brasileira de Porto Alegre EPI Energia, em conjunto com o grupo alemão de Großschirma, EAB New Energy.

Ela encontra-se na cidade de Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Sul, entre o rio Taquari e a Lagoa do Bonifácio e possui uma área total de 70 hectares.

As terras foram adquiridas em 2009 e, desde então, passaram por um criterioso processo de recuperação ambiental, no qual áreas de extração de argila para produção de telhas – inaproveitáveis para a agricultura – foram saneadas através de investimentos direcionados e recuperadas através de processos especiais sustentáveis de agricultura e reflorestamento, tendo sido criado também um centro de demonstração para uso de energias renováveis na gestão agrícola e florestal.

 

montagem-1

 

Toda a administração da Quinta dos Ventos tem como objetivo manter um equilíbrio com a natureza e o meio-ambiente, como também o replantio das áreas estéreis com plantas nativas e novas espécies de árvores juntamente com a proteção da fauna e da flora.

 

montagem-2

 

Seguindo esse princípio, também foi dada uma atenção especial ao consumo de energia, especialmente ao uso de energias renováveis eólica e solar. Para assegurar o abastecimento contínuo da energia fornecida pela concessionária local, a fazenda dispõe de sistemas próprios para geração de energia elétrica e de água quente.

Esses sistemas incluem 2 aerogeradores de pequeno porte e 3 sistemas de energia solar fotovoltaica conectados à rede para o fornecimento de energia elétrica e um coletor solar que disponibiliza a água quente através da tecnologia de armazenamento adequada.

 

montagem-3

 

Caso aconteça alguma falha ou problemas no fornecimento de energia pela concessionária, um sistema de energia de emergência fornecerá a energia necessária para iluminação, televisão, comunicação, sistemas de segurança e refrigeração.

O Centro também oferece informações sobre aplicações técnicas de energias renováveis e suas vantagens econômicas, além de dispor de opções para a aplicação de tecnologia de armazenamento de energia solar, gerando total independência da rede pública de energia, assim como futuramente para a tecnologia de carregamento de carros elétricos e uso de drones na agricultura.

Além dessas possibilidades, no complexo também podem ser realizados eventos informativos e cursos de formação para estudantes e para os interessados no uso de energias limpas, inclusive para aeração de lagos, técnicas de irrigação, drenagem, dentre outras aplicações.

Esse modelo conceitual visa então, a demonstração do uso sustentável das energias renováveis na agricultura, com o objetivo de contribuir com a mitigação das mudanças climáticas já iniciadas pelo mundo.

 

 

Posted on 26 de junho de 2020 in Sem categoria

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top